Manutenção Preventiva Scanners

A manutenção preventiva nos scanners é muito importante e deve ser feita regularmente pelo usuário ou levada a uma assistência técnica.

Quem faz a manutenção preventiva, evita retrabalhos.

Graças a manutenção preventiva você aumenta a vida útil dos consumíveis e gasta menos.

Alguns consumíveis devem ser trocados a cada XX.000 documentos digitalizados, variando de 30.000 a 50.000 os scanners possuem o PAD, que é o separador de documentos.

Responsável por puxar apenas uma folha por vez.

Ele sofre o desgaste natural pelo atrito do papel.

Quando vai ficando fino, deixa de pressionar e o scanner começa a puxar duas ou mais folhas.

Significa que é hora de trocar o PAD.

Mas você mesmo troca, ele é de encaixar.

Tenha sempre um PAD de reserva, assim não precisa fazer retrabalhos, não perde páginas sem digitalizar e garante que tudo foi digitalizado.

Os modelos mais recentes de scanners vem substituindo o PAD separador pelo FRICTION ROLER e alguns modelos como os da Canon já utilizam ROLERS AUXILIARES deste tipo que são mais duráveis que os PADs, com troca recomendada acima de 100.000 digitalizações.

O ROLER principal pode ressecar após 02 anos de uso e também por adquirem poeira do próprio papel ou documento digitalizado, que vai tornando a borracha do roler liso e com menor poder de tracionamento.

 

Resultado você terá que trocar antes do recomendado, já que após o uso contínuo sem limpeza ele não vai mais conseguir tracionar o documento.

 

Faça a limpeza preventiva com álcool isopropílico e evite ter que ficar dando aquele tapinha no papel, para ele tracionar. Faça a limpeza, se não resolver faça a troca do roler. Temos a venda estes ítens.

HOJE TEMOS 04 GRUPOS DE ROLERS NOS SCANNERS:

 

1-ROLER ADF

Principal roler do scanner, o roler ADF, alimentador automático de documentos (automatic feed document) geralmente é de encaixe. Geralmente o próprio usuário troca a cada 150.000 / 200.000 ou até 300.000 dependendo do modelo do scanner. As vezes é vendido como Kit Roler para alguns modelos, vendendo-se roler e friction roler juntos.

 

2-ROLERS AUXILIARES

Geralmente são rolers cinza e estão na parte inferior, próxima a saída do documento, também existem rolers auxiliares menores pretos, distribuídos na tampa do ADF do scanner com a mesma finalidade, ajudar no tracionamento do documento de forma uniforme.

Estes roler auxiliares geralmente não são trocados, mas devem sempre ser limpos.

 

3-FRICTION ROLER

São rolers auxiliares que ajudam no tracionamento e substituem os PADs separadores, possuem autonomia de 100.000 a 200.000 digitalizações conforme o modelo do scanner e tipo de material digitalizado.

4-PICK-UP-ROLER

Alguns scanners mais novos estão vindo com estes rolers auxiliares e que também são recomendados a troca a cada 100.000 ou 200.000 digitalizações conforme o modelo do scanner.