Consultoria Modelos Scanners

Entre em contato caso desejar determinar qual o melhor Scanner para sua utilização.

Antes de determinar é preciso saber algumas informações sobre os tipos de scanners.

Tipos de SCANNER:

- SCANNER FLATBED - scanner de mesa plana, podendo ser A6/ A5/A4/A3 ou A2 para folhas soltas ou livros e encadernados (documentos que não podem ser tracionados) ou pela fragilidade, ou pela espessura ou ainda pela encadernação como carteiras de trabalho e passaportes por exemplo.

- SCANNERS PORTÁTEIS – scanners para digitalização de baixo volume diário até 100 ou 200 digitalizações, os scanners portáteis podem ser de passar sobre o documento ou de tracionamento para folhas individuais. Alguns modelos não necessitam de alimentação, usam baterias recarregáveis e digitalizam para cartões memória ou dispositivos Wi-Fi.

- SCANNER ADF – scanner de mesa para folhas soltas que podem ser tracionados, nesta área de documentação temos scanners de tracionamento para A3 e menores e para Ofício/ A4 e menores. ADF significa Alimentador Automático de Documentos (Automatic Document Feed). Possui roler principal e conjunto de rolers auxiliares que tracionam os documentos em questão de segundos.

- O Scanner ADF pode ser SIMPLEX ou DUPLEX. O modelo simplex digitaliza apenas um lado do documento e o duplex digitaliza os dois lados do documento, a maioria dos scanners ADF DUPLEX faz isto em uma única passagem do documento pois possui na verdade dois scanners e pode eliminar páginas em branco do verso se necessário e programado. São mais rápidos e eficientes.

- A velocidade nestes scanners é dada por páginas por minuto (ppm) e imagens por minuto (ipm), por exemplo um scanner de 20ppm/40ipm faz cada folha em 3s e gera até 40 imagens em um minuto. Fazendo a analogia para um scanner médio de 40ppm/80ipm ele digitaliza em 1,5s por folha.

- O tamanho de folha para determinar a velocidade é A4 com resolução de 200dpi no padrão PB (preto e Branco).

- Todos os scanners para documentos digitalizam em 03 padrões de cor, Colorido, Tons de cinza e PB.

- A resolução pode ir até 600dpi, podendo ter escalas padrão de 200,300, 400 e 600dpi. Não se recomenda digitalizar com menos de 200dpi e nem com mais de 400dpi por questão do tamanho do arquivo final a ser criado para envio ou armazenamento.

- As áreas jurídicas, cartórios e contadores praticamente por possuírem documentos frente e verso impressos, tornaram os scanners ADF DUPLEX um padrão no BRASIL e em outros países.

- Ainda dentro desta categoria de scanners para documentos temos scanners de REDE e scanners USB1.0/ 2.0 (grande maioria neste formato de conexão e taxa de transferência) e atualmente os 3.0 começam a surgir, início de 2015.

- Os scanners de REDE são mais caros com conexão por cabo padrão RJ45 e também alguns Wi-Fi. Existem algumas marcas que vem disponibilizando adaptadores para transformar um scanner USB em um scanner de REDE (algumas marcas e modelos).

- SCANNER FLATBED e ADF conjugado – Existem alguns modelos de scanners de mesa com ADF e mesa integrados. Assim podemos ter máquinas padrão A3 ou padrão A4 com estes conjuntos. Pode-se digitalizar folhas soltas e quando necessário uma parte ou referência de livros, ou pastas, utiliza-se a mesa plana flatbed.

- SCANNER TRACIONAMENTO – scanner para digitalizar mapas e desenhos arquitetônicos, geralmente de tamanho maior que A2 até A0. Pode também ser utilizados para Jornais e outras folhas soltas de tamanho maior que A3.

 

As principais informações necessárias neste primeiro contato são:

1-Qual o tipo de documento que necessita digitalizar?

a)    Folhas soltas A3, Ofício ou A4 e menores

b)    Livros e encadernados tamanho A3, tamanho Ofício ou A4 e menores

c)    Fotografias

d)    Filmes Negativos e Slides

e)    Microfilmes

f)     Obras Raras e outros Documentos tamanho acima do A2

g)    Mapas, Desenhos arquitetônicos

2-Qual a quantidade de documentos que pretende digitalizar?

Analise a quantidade diária ou semanal, e ainda mensal. Deve-se levar em conta dias ou períodos no mês com picos maiores de digitalizações. Tente fazer uma média, sempre para cima neste caso.

Existem scanners com ciclo diário recomendado para 500 / 1000 / 1500 / 2000 /3000 / 4000 / 5000 / 6000 / 8000 /10000 / 15000 / 25000 / 30000 / 50.000 e 60.000 fls por dia.

Analise seu volume diário ou semanal, se houverem dias de picos com volumes maiores faça um média, isto determinará o scanner para seu dia a dia sem gastar mais como modelo de ciclo grande demais para sua tarefa, ou comprar um modelo que a capacidade seja baixa e nos dias de picos você fique querendo ter um scanner melhor e mais rápido.

Se a média diária for de 200 documentos e em alguns dias digitaliza-se 300 a 500 documentos um scanner de 500 fls por dia é o mínimo recomendado e o de 1000 fls pode ser interessante para produzir resultados melhores nos dias de pico.

a)    Volume grande de documentos, passivo da empresa, documentos antigos

b)    Documentos do dia a dia em quantidade pequena até 500 fls dia

c)    Documentos do dia a dia em quantidade pequena até 1000 fls dia

d)    Documentos do dia a dia em quantidade média até 2.000 fls dia

e)    Documentos do dia a dia em quantidade grande acima de 2.000 fls dia

f)     Documentos do dia a dia em quantidade grande acima de 5000 fls dia

3-Para sua atividade um scanner ADF Duplex de mesa é o suficiente?

a)    Verifique se o espaço para colocação do scanner e a documentação usada diariamente

  1. Áreas de portaria e balcões de atendimento tem pouco espaço e digitalizam pouca quantidade por vez.
  2. Mesas para digitalização de pastas, caixas arquivos, processos, documentações de contratos, informações de RH podem acomodar além dos documentos scanners com maior porte geralmente com ciclos de 1000 documentos diários ou maiores.
  3. Volumes médio ou grandes podem ter uma solução melhor colocando-se mais de um scanner, o que garante ainda uma reserva de equipamento em caso de problemas de manutenção ou poder atacar em duas ou mais frentes de trabalho, por exemplo digitalizar documentos de dois clientes simultaneamente ao invés de ter que terminar um para fazer o outro serviço.
  4. Qual a capacidade de folhas a serem colocadas no ADF?

- Existem scanners ADF com capacidade de 20fls/50fls/75fls/80fls e 100fls para documentação tamanho Ofício/ A4 e menores

- Scanners de maior capacidade, 200 fls / 300 ou 500 fls são geralmente scanners para tamanho A3 e são considerados scanners de produção.

4-Gostaria de ter um scanner com Mesa (flatbed) e Alimentador A4 / Ofício Duplex?

Existem alguns modelos de scanners de mesa com ADF e mesa integrados. Assim podemos ter máquinas padrão A3 ou padrão A4 com estes conjuntos.

Pode-se digitalizar folhas soltas e quando necessário uma parte ou referência de livros, ou pastas, utiliza-se a mesa plana flatbed.

Em uma sequência de documentos e de repente precisa digitalizar as folhas da carteira de trabalho ou passaporte. Partes de um jornal ou publicação de um livro.

O custo destes scanners geralmente á maior, pois o uso mais voltado para o ADF para folhas soltas.

Mesmo assim existem no mercado scanners com mesa A4 e ADF para 20ppm/40ipm

Outros com mesa A4 e ADF para 30ppm/60ipm. Ou ainda 40ppm/80ipm sãoos modelos mais comuns.

 

ENVIE ESTAS INFORMAÇÕES EM SEU CONTATO PARA NOSSA EMPRESA.

SERÁ UM PRAZER AJUDAR A DEFINIR E SUGERIR O MELHOR SCANNER PARA SUA NECESSIDADE!